PLAY! To Be Wild

quarta-feira, abril 25, 2007

Eu quero uma "Hattori Hanzo"

Cara, eu sempre gostei de artes marciais... sempre quis uma espada de samurai! Mas era uma coisa que ia ficando pra tras, em segundo plano. Até que, assisti a 2 filmes que me deixaram com mais vontade ainda de ter meus brinquedinhos: Katana, Wakizashi e o Tanto. Ah sim, os filmes: Kill Bill e Hannibal, a origem do mal! (Muito bom!)... O Último Samurai também é legalzinho, mas não é tão na fúria quanto a estes dois primeiros que citei.


Um pouco de história e cultura:

Hattori Hanzo (1541-1596) é considerado o maior ninja da história do Japão. Ele serviu fielmente ao primeiro xogun, Ieyasu Tokugawa. Devido às suas habilidades nas artes marciais dos ninjas, dos espiões e mestres em disfarces do Japão feudal, ficou conhecido como Demônio (Hattori) Hanzo.

O diretor Quentin Tarantino fez uma homenagem ao célebre ninja dando seu nome a um personagem do filme Kill Bill. É um antigo mestre fabricante de espadas samurais. Suas espadas são as melhores existentes atualmente, com uma excelente lâmina e poder de corte formidável, sendo suas espadas capazes de cortar a maioria das lâminas das espadas comuns.

Sobre as espadas...

Katana ou "cataná" é o sabre longo japonês. Surgida no período Muromachi, era a arma padrão dos samurais. Tem gume apenas de um lado, e sua lâmina é ligeiramente curva. Era usada tradicionalmente pelos samurais, acompanhada da Wakizashi.

O Katana era usado em campo aberto, enquanto o Wakizashi servia para combate no interior de edifícios. O conjunto das duas armas chama-se Daisho, literalmente "grande e pequeno", e podia ser usado apenas pelos samurais, representando seu prestígio social e honra pessoal.

Havia ainda um sabre pequeno, chamado Tanto. Este era utilizado não apenas para combates, mas também para o ritual do seppuku (suicídio ritual).

A diferença básica entre as três era o tamanho, tendo a Katana um comprimento de 60 ~ 80 cm de lâmina (hamon); a Wakizashi entre 30 ~ 60 cm; e o Tanto com comprimento de cerca de 30cm. Cada espadachim escolhia as espadas de acordo com as suas preferências, tanto em termos de forja quanto em termos de comprimento e curvatura da lâmina.

2 comentários:

Anônimo disse...

Eeeeee... baixou o lado oriental na pecinha? Se precisar de informações, conheço algumas pessoas que podem ajudar. Acho que entendem disso.
Anyway, passei mesmo para te pentelhar, porque fazia tempo que não praticava! hahaha
Te adoro!
Beijos!

Felipe disse...

um comentário a wakizashi também era utilizada em combates muito curto e com relação as katanas somente poderiam ser tocadas pelo artesão que forjou a espada e o samurai sendo que se qualquer pessoa sem autorização do samurai e artesão tocassem nas espadas, ela ficava "profanada" sendo que era necessario quebrar a katana e logo em seguida os samurais realizavam o seppuku, pois a espada do samurai era sua alma! Eu gosto de ler mangás e se você ler um aconselho ler samurai x, que mostra alguns acontecimentos pós era meiji de um samurai que usava uma katana com lamina invertida.